sábado, 23 de dezembro de 2017

O Verdaeiro Espírito ( demoníaco ) de Natal







       Bem, é necessário fazer algumas explicações. O 'Papai Noel' dos tempos modernos não passa de um produto, uma ferramenta do comércio para despertar uma febre de consumo em crianças e adultos e justificar filmes melosos. Nada mais.


Mas o velho Noel é muito mais do que isso.

           As origens da figura remontam ao Santo Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia.  Nascido em 280 DC, o bondoso homem colocava moedas de ouro nas casas de pessoas em dificuldades financeiras (mais especificamente, um saco de moedas de ouro nas chaminés dessas pessoas) e foi canonizado depois de muitos milagres a ele atribuídos. Sua festa foi celebrada no dia 6 de janeiro até ser retirada do calendário oficial da Igreja Católica em 1969. Apesar de tudo que se lê pela internet a cerca da Coca-Cola, a verdade é que o atual visual do velhinho foi criado pelo cartunista Thomas Nast em 1886. Foi apenas em 1931 que a famosa bebida usou o novo Papai Noel numa campanha publicitária que explodiu pelo mundo, solidificando a atual imagem da personagem. 

       Como se lê acima (e se vê também na misteriosa imagem que abre o post e logo será explicada), muitos milagres foram atribuídos a São Nicolau, o que indica ser ele um espírito divino da mesma categoria daqueles mencionados em Hebreus 12:23. Logo, estamos falando de uma entidade capaz sim de exercer poder sobre nosso mundo em favor daqueles que saibam conectar-se e sintonizar-se com ele.

Mas não é só.


Krampus, muito festajado na "Folia de Reis"

         A figura sombria ao lado de São Nicolau na abertura da postagem chama-se Krampus. E, acredite se quiser,é elemento inseparável na energia divina do santo em questão. Krampus é um ser mítico, fantástico — definitivamente um ser do Mal – muito conhecido das populações das aldeias e cidadezinhas dos Alpes. Ele também habita a imaginação europeia através do folclore na Áustria, Alemanha, Alsácia, Suíça, Eslovênia, e demais áreas das montanhas alpinas. Faz parte da cultura local desde tempos imemoriais. Apesar de muito antigo e limitado geograficamente aos Alpes, sua influência afeta alguns costumes natalinos de outras terras, até hoje.
Segundo se conta, Krampus começa as festividades do Natal no dia 5 de dezembro. Enquanto São Nicolau (Papai Noel) leva presentes às crianças boas, Krampus invade as casas e arrasta os pequenos que agiram mal, fizeram pirraça, não comeram legumes. Para um lugar desconhecido.
 O divino equilíbrio entre o bem e o mal, entre luz e trevas, penetra e permeia todas as coisas. Sem enxergar todas as oposições e caminhos, não somos capazes de alcançar a divindade  e adoramos ídolos. Importante recordar que mesmo Jesus, antes de dar início ao seu ministério foi ao deserto afim de ser 'tentado pelo diabo'. Ou seja, foi levado pelo Espírito na direção oposta em que a maioria dos cristãos pensa correr...
Mas quem era Krampus (do alemão, Krampen; garras)? 
Krampus foi uma divindade pagã rebatizada e inserida nas festividades natalinas não muito tempo depois de São Nicolau. O Papa Gregório aconselhou Santo Agostinho a permitir que o personagem fizesse parte dos festejos no século IV; a velha estratégia da Igreja de 'redimir' figuras que não podia expulsar da alma do povo. Krampus era uma dessas divindades mascaradas como diabos, como pode ser notado na figura acima.
Deusa Perchta bonita, mas perversa.
Tudo sobre controle, afinal.
PAPAI NOEL OU DEUSA PERCHTA ?
Deusa Perchta, na forma bela
A deusa Perchta (Alemanha e Aústria) ou Berchta (Noruega) era uma divindade cultuada pelos povos alpinos retratada como uma belíssima mulher de pele e cabelos brancos como a neve ou como uma figura monstruosa e furiosa. Vigiava os animais no inverno e também se certificava de que as costureiras estavam trabalhando corretamente em seu tear e mantendo limpas as suas casas. Para as 'boas' (Que eram fiéis em seu trabalho e lhe deixavam oferendas como leite, mel, panquecas) ela deixava recompensas tais como sorte no casamento, fertilidade, sabedoria para plantar e colher linho e cânhamo. As 'más', entretanto, tinham seus fusos quebrados, seus tecidos rasgados. 
Perchta zelava pelas crianças não nascidas e as protegia em vida, embalando seu sono e lhes deixando presentes na noite de Yule; moedas e doces nas meias colocadas junto da lareira. Mas lendas mais sinistras falavam de seu castigo aos maus meninos e meninas. Ela os arrastava para sua gruta e arrancava seus intestinos colocando feno ou lixo em lugar.
Ora, vemos então que, por detrás do bom velhinho Noel está o culto a Deusa!
A festa de Perchta era celebrada no dia 6 de janeiro onde mais tarde os cristãos passaram a celebrar a Epifania, ou festa da Manifestação do Senhor, dois domingos depois do Natal, um dia após o Dia de Reis. 


Outra forma de Berchta, mais parecida com Krampus

O processo de catequização cristã não deixou a deusa bela por muito tempo. Embora a figura monstruosa abaixo já fosse retratada em máscaras pelos camponeses, ganhou força com os cristãos que tentavam demonizar a divindade. Até sua face bela ganhou os contornos de uma velha feia, má, de grande nariz e verrugas. Mais tarde, Krampus seria pintado nos tons do deus grego Pã, figura oficial do diabo cristão.
Berchta ou Krampus ?
Até hoje, tradicionalmente, jovens rapazes das 
regiões Alpinas se vestem como Krampus – 
principalmente na cidade que é centro de 
comércio na Bavária, chamada Berchtesgaden, e 
desfilam acompanhando São Nicolau, durante as 
primeiras duas semanas de dezembro.  Os 
cristãos portugueses trouxeram esse costume 
pagão, para o Brasil e colocaram o nome de 
Folia de Reis.   Na verdade, os palhaços que 
vão à frente do cortejo, usando máscaras de 
bode, são representações de Berchta. O krampus 
de saias.


Assista esse vídeo com atenção e você terá uma surpresa !
Apologia aos Demônios dos Alpes

O processo de catequização cristã não deixou a deusa bela por muito tempo. Embora a figura monstruosa acima já fosse retratada em máscaras pelos camponeses, ganhou força com os cristãos que tentavam demonizar a "divindade". Até sua face bela ganhou os contornos de uma velha feia, má, de grande nariz e verrugas. Mais tarde, Krampus seria pintado nos tons do deus grego Pã, figura oficial do diabo cristão.

Até hoje, tradicionalmente, jovens rapazes das regiões Alpinas se vestem como Krampus – principalmente na cidade que é centro de comércio na Bavária, chamada Berchtesgaden, e desfilam acompanhando Papai, São Nicolau, Noel durante as primeiras duas semanas de dezembro.

Bem, vemos agora que a imagem divina de Nicolau e Krampus são não apenas os opostos do bem e mal, luz e trevas. Mas também o Masculino e o Feminino.

Não será a ausência dessa figura, sua sombra projetada sobre nós exigindo ser reconhecida, a causa do consumismo doentio, da pieguice e do vazio triste dessa época do ano? Não seremos todos nós vítimas de Krampus?

Vou deixar uma das mais conhecidas canções americanas:Santa Claus is coming to town com sua subliminar referência a sombra de Papai Noel:   Que para mim, parece um apelo desesperador para que a criança seja "boazinha" por que uma grande ameaça está chegando à cidade: PAPAI NOEL.
Para-
You better watch out 
You better not cry 
Better not pout 
I’m telling you why 
Santa Claus is coming to town 
He’s making a list 
And checking it twice; 
Gonna find out Who’s naughty and nice 
Santa Claus is coming to town 
He sees you when you’re sleeping 
He knows when you’re awake 
He knows if you’ve been bad or good 
So be good for goodness sake! 
O! You better watch out!
You better not cry
Better not pout 
I’m telling you why
Santa Claus is coming to town 
Santa Claus is coming to town
——
É melhor tomar cuidado
É melhor você não chorar
Melhor não emburrar
Estou dizendo porque
Papai Noel está vindo para cá
Ele está fazendo uma lista
E verificando-a duas vezes;
Vou descobrir quem é levado e quem não é
Papai Noel está vindo para a cidade
Ele vê quando você está dormindo
Ele sabe quando está acordado
Ele sabe se você foi mau ou bom
Então, seja bom pelo amor de Deus!
O! É melhor tomar cuidado!
É melhor você não chorar
Melhor não emburrar

Estou dizendo porque

Papai Noel está vindo para a cidade
Papai Noel está vindo para a cidade
Claro que depois disso tudo, um 'Feliz Natal' estaria fora de lugar. 
OBS: Existe uma outra figura que participou na composição de Papai Noel (existem muitas na verdade), bem mais antiga e muito popular nos dias de hoje. 
Para os que tem olhos para ver, uma imagem falará mais do que mil palavras.
Matéria compilada do site http://cidadedagraca.blogspot.com.br - Mestre Alec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca utilize palavras torpes ou pejorativas e nem palavras ofensivas e nenhuma classe social ou entidades públicas ou privadas.